O SPACE Architecture & Interior Design :: Como dividir ambientes sem construir paredes

Como dividir ambientes sem construir paredes

divisória, painel ripado, ripas, parede

A verdade é que os espaços integrados são uma tendência e contribuem para a sensação de amplitude e estética contemporânea do espaço, mas distinguir os ambientes requer alguma criatividade. Existem muitas formas de projetar uma divisória que não se traduza numa parede, mas sem dúvida que um painel ripado é a alternativa mais versátil e económica, com potencial para ser utilizado em vários tipos de espaços.

Quando se trata de espaços pequenos, dividir visualmente um espaço, seja para ganhar privacidade ou simplesmente para separar zonas com propósitos diferentes, pode tornar-se num verdadeiro quebra-cabeças. Por um lado, o medo de retirar luminosidade com uma divisória; por outro, o desejo de não fechar totalmente o espaço com a construção de mais uma parede. Dependendo do estilo, do objetivo e do investimento, as soluções são muito diversas.


O Espaço Teu Cabeleireiros & Estética, em Vila Nova de Gaia, procurava segmentar o espaço de acordo com os serviços que oferece, proporcionando maior conforto e privacidade no decorrer dos tratamentos aos seus clientes. Sendo um espaço pequeno inserido numa galeria comercial, não só uma parede não era uma opção, como a solução projetada teria de ser de fácil instalação, já que a obra apenas poderia ser executada durante a noite, após o fecho do estabelecimento.

Atendendo às condicionantes do espaço e às preferências do cliente, optou-se então por projetar uma divisória num painel ripado, uma solução que permite criar a privacidade desejada sem retirar luminosidade e a visibilidade total ao ambiente, possibilitando a separação da zona de lavagem de cabelos da receção. Uma vez que não ocupa muito espaço em comprimento, a circulação no cabeleireiro continua a ser acessível, o que otimiza o trabalho dos funcionários e não interfere com a experiência dos clientes.


Esta solução mostra-se também muito inteligente e económica, comparativamente a soluções mais tradicionais, visto que o painel de ripas é construído fora da obra e apenas montado no local sem muito esforço. Além disso, este tipo de divisória pode também ser personalizado de acordo com o propósito a que se destina, englobando, por exemplo, zonas para exposição de produto ou decoração, através da abertura de espaços entre as ripas de madeira. Um exemplo deste tipo de aplicação das ripas é o centro de estética Fios & Formas, no qual se aproveitou a divisória para expor alguns produtos. 

Por fim, para equilibrar o espaço, atuamos também na pintura e recuperação de todo o cabeleireiro, com o branco como cor de eleição, trazendo mais luminosidade, clareza e conforto ao espaço.

icone-whatsapp