O SPACE Architecture & Interior Design :: Casa Grijó

Casa Grijó

Harmonia, amplitude, flexibilidade. A busca por uma casa fluída que expressa a ambição das novas gerações. Projetar a contemporaneidade numa planta convencional para transformar um espaço vulgar numa casa em sintonia com os seus ocupantes foi o impulso para uma resposta adaptada aos desejos e necessidades de um casal jovem e exigente. Começamos a trabalhar e demos vida a um sonho: a oportunidade de eleger cada recanto e materializar o que sempre imaginamos.

  • Reabilitação de Moradia, Design de Interiores e Execução de Obra

Projeto de remodelação de moradia - interiores e obras

Começamos por demolir estrategicamente algumas paredes interiores que tornaram a casa mais ampla e espaçosa. Anteriormente, a casa possuía uma planta convencional, típica de casas antigas, com muitas paredes e divisões, o que tornava o espaço pouco funcional.

A transformação desta moradia V4 numa V3 foi uma das mudanças mais significativas, permitindo a criação de uma suíte com closet no quarto principal, uma preferência do cliente. Foi também pintada de azul escuro a parede em que estaria a cama, de forma a tornar o espaço mais aconchegante e concentrar a atenção na zona de descanso.

A cozinha foi completamente renovada, otimizando o espaço e conferindo mais praticidade. Optou-se por colocar uma península central, permitindo ser utilizada como bancada de cozinha e mesa para refeições rápidas, simultaneamente.

Optou-se por colocar placa de indução no centro da península, criando maior comunicação com toda a casa, com instalação de um exaustor embutido na bancada, equipamento de nova geração, que atua com filtros de carbono, substituindo o sistema de exaustão tradicional.

Tivemos um desafio assim que abrimos a porta principal da casa, pois deparamo-nos com uma escada revestida em pedra granítica, um material extremamente frio para o ambiente interno da residência. Optou-se por utilizar o microcimento em substituição da pedra granítica da escada, não só pelo seu aspeto decorativo, mas também pela elevada resistência. Este material é capaz de suportar impactos e abrasão, o que garante uma maior durabilidade. Como não era viável remover a pedra original, o microcimento foi aplicado diretamente sobre o revestimento existente, dispensando a necessidade de retirar o antigo revestimento.

O microcimento é um revestimento moderno e versátil, com um acabamento elegante e minimalista. Por isso, na casa de banho de serviço optamos por revestir a parede frontal também com microcimento. Uma das vantagens do microcimento é a sua capacidade de aderir a praticamente qualquer superfície, tendo sido, neste caso, aplicado sobre cerâmico vidrado.

No entanto, é importante destacar que a aplicação do microcimento requer habilidade e experiência para garantir um resultado satisfatório. É recomendável contratar um profissional especializado para realizar a instalação e trabalhar com um bom fornecedor de materiais.

No pátio, foi necessário fazer a impermeabilização da base e substituir o pavimento antigo por um revestimento em deck cerâmico. Criou-se um chuveiro, ideal para refrescar nos dias quentes de verão. Por fim, toda a casa recebeu também um novo pavimento, num tom de pinho natural mais quente, de forma a transmitir mais conforto e vida ao espaço.

Por norma, ao adquirir uma casa construída há cerca de 20-30 anos, é comum depararmo-nos com problemas recorrentes, nomeadamente encontrarmos casas paredes em excesso, criando divisões demasiado pequenas. Além disso, os pisos costumam ser antigos, feitos de cerâmica ou madeira, apresentando sinais de desgaste. As escadas geralmente são em pedra granítica ou madeira e os revestimentos das casas de banho estão desatualizados, assim como o equipamento, que apresenta desgaste acentuado.