O SPACE Architecture & Interior Design :: Casa Ramalde

Casa Ramalde

Uma casa no coração de Ramalde, no Porto, de fachadas desgastadas, sem vida e com problemas de fissuração. Estruturas com mau desempenho térmico cuja recuperação e pintura exterior implicaria mais custos do que um novo sistema de isolamento. A elevada condensação das fachadas, fungos, bolores e o avançado estado de degradação do suporte levou-nos a optar por uma solução completa e eficiente: o sistema ETICS. Uma fachada renovada com materiais sustentáveis e de alta durabilidade.

  • Reabilitação de Fachada e Execução de Obra

Projeto de reabilitação de fachada e obras

O sistema ETICS, acrónimo de *External Thermal Insulation Composite System*, vulgarmente conhecido como capoto, é um método de isolamento de paredes e proteção dos edifícios pelo exterior, altamente eficiente a nível energético.

Neste projeto, deparámo-nos com fachadas sem qualquer tipo de isolamento térmico, o que originava um grande desconforto nos interiores durante todo o ano. O sistema Neucetherm Cork, da Neuce, composto por placas de aglomerado de cortiça expandida, foi a melhor escolha para colmatar este problema, já que estabiliza a temperatura ambiente dentro das habitações durante todo o ano, potencia o conforto a baixo custo, proporciona isolamento térmico e acústico e ainda assegura uma maior durabilidade do edifício, protegendo contra os agentes atmosféricos.

Devido ao material sustentável em cortiça, este sistema tem uma elevada resistência a altas temperaturas, retardando a combustão em caso de incêndio, além de ser permeável ao vapor de água, o que reduz as condensações e previne a formação de fungos e bolores no interior da habitação. A eficiência e durabilidade do Neucetherm Cork, sem perda de características ao longo do tempo, foram pontos fulcrais para a seleção deste sistema.

Além da aplicação do sistema ETICS, organizamos ainda o espaço para a recolha e separação do lixo doméstico, através de uma estrutura em chapa zincada, com acesso pelo interior e exterior. O portão automático e os sensores de movimento foram fundamentais para conferir maior segurança à moradia. Além da impermeabilização, o escoamento das águas fluviais é muito importante, pelo que se substituíram os tubos de queda, mantendo a cor RAL da caixilharia já existente.