O SPACE Architecture & Interior Design :: Confeitaria Serrana

Confeitaria Serrana

Em 1953, nasce a confeitaria Serrana, um tesouro discreto num edifício emblemático com mais de um século na cidade do Porto. Desenhada num estilo Arte Nova e com selo Porto de Tradição, é conhecida pelas aclamadas bolas de Berlim e guarda um baú de memórias históricas e culturais. Dar uma nova vida à confeitaria Serrana, mantendo a arquitetura e o estilo artístico tão característicos e acrescentando novos elementos para equilibrar o espaço e a decoração foi o maior desafio.

  • Design de Interiores, Execução de Obra e Decoração

Projeto de interiores, obras e decoração

Para preservar a decoração clássica e histórica do espaço, com pormenores como uma tela de Acácio Lino no teto e anjos esculpidos e um varandim com gradeamento em ferro que circunda o piso superior, por José Oliveira Ferreira, optou-se por incorporar peças de decoração e mobiliário vintage restauradas para o propósito.

O verde esmeralda foi o tom escolhido para as paredes, até à altura do balcão de atendimento, e alguns pormenores, de forma a equilibrar o espaço e complementar os tons dourados e neutros do teto e restantes elementos.

Optou-se também por destacar estrategicamente peças já existentes, como a placa Porto de Tradição, o livro de visitas e menções e notícias sobre a confeitaria ao longo dos anos num conjunto organizado de quadros. Na parede atrás do balcão apenas se colocou a tabela de preços e o logotipo da confeitaria, para uma apresentação simples e equilibrada.