O SPACE Architecture & Interior Design :: Hostel - Ribeira do Porto

Hostel - Ribeira do Porto

No coração da Ribeira, numa área de reabilitação urbana (ARU) do Centro Histórico do Porto, nasce de um edifício em ruínas, um novo hostel. Contemplando três apartamentos, cada um com WC e kitchenette, este espaço foi totalmente requalificado, mantendo os traços originais interiores possíveis, como a fachada e paredes em pedra granítica, elementos característicos da arquitetura antiga da cidade do Porto. Nesta reabilitação, foi essencial reforçar as estruturas e adaptar os materiais para preservar o património e dar uma nova vida a um edifício que se transforma agora num alojamento local à margem do rio Douro.

  • Execução de obra

Obras de requalificação

Devido à vasta degradação interior do edifício, foi necessário, primeiramente, demolir o seu interior, preservando todas as paredes estruturais. A fachada e todos os vãos foram restaurados e recuperados. Optou-se ainda por demolir a escada original e colocar uma escada em estrutura metálica, como elemento organizacional do espaço.

Por se tratar de uma reabilitação, os quartos remontam-nos ao estilo antigo das casas da cidade, tentando preservar alvenarias em pedra maciça de granito à vista apenas em uma das paredes do quarto. Mantiveram-se à vista as paredes que ainda estavam em bom estado e reabilitamos as restantes, recebendo um novo material de acabamentos.

Para equilibrar o tom mais frio das paredes em pedra à vista aplicamos um pavimento em madeira de pinho. O contraste com o exterior bruto em pedra granítica e o interior recuperado do hostel complementam-se, assim como o jardim interior que se manteve, preservando, desta forma, o património.

Por fim, as claraboias foram substituídas por umas mais eficientes termicamente, permitindo oferecer maior luminosidade natural, uma vantagem do apartamento do último piso. Assim, o ambiente familiar deste hostel no coração da cidade torna-se ainda mais convidativo, com um espaço mais contemporâneo e renovado, sem perder a essência.