O SPACE Architecture & Interior Design :: Hostel Grande Rio

Hostel Grande Rio

No coração da cidade Invicta, batemos à porta do Hostel Grande Rio, um espaço acolhedor que recebe os seus clientes com amorosidade e dedicação. Para elevar a qualidade do serviço e responder às necessidades dos hóspedes, foi necessária uma grande renovação: o conforto dos clientes está em primeiro lugar. Atingir a completa harmonia e funcionalidade do hostel foram as premissas deste projeto e melhorar as condições dos espaços a missão cumprida.

  • Remodelação de Interiores e Execução de Obra

Projeto de remodelação de interiores e obras

Perto do centro da cidade do Porto, encontramos o Hostel Grande Rio, um espaço carente de atualização das suas infraestruturas. Até ao momento, as avaliações Online Travel Agencies (OTA), tais como o TripAdvisor, o Booking e o Google, que revelavam o descontentamento dos hóspedes relativamente às comodidades.

As críticas incidiam sobre as condições do espaço, nomeadamente as infiltrações e humidade nas casas de banho, o mobiliário datado e pouco funcional e a falta de isolamento acústico que causava incómodo durante as estadias.

O hostel divide-se em dois blocos, sendo que um deles já tinha sido renovado anteriormente, o que exigiu que se criassem elementos de conexão e paridade entre ambos, de forma a manter a uniformidade nas diferentes divisões. Como tal, para melhorar as condições do hostel, o conforto, comodidade e personalização foram alguns dos conceitos em que nos focamos nesta renovação.

Para melhorar a acústica do espaço, sendo que esta era uma questão bastante incómoda para os hóspedes, optou-se por aplicar um teto falso em todos os quartos, criando uma caixa de ar com isolamento acústico em lã mineral, o que permitiu diminuir o ruído entre os pisos. Ainda relativamente à estrutura do edifício, devido ao desgaste das instalações e problemas causados pelas infiltrações, foi necessário retificar a caixilharia e aplicar extratores para solucionar os problemas de condensação nos quartos.

Os quartos foram totalmente renovados e adaptados para criar um espaço mais acolhedor para todos os hóspedes, assim como um maior conforto entre divisões e, visto que todos os quartos possuíam diferentes dimensões, foi também necessário adaptar o tamanho do mobiliário a cada quarto.

Desta forma, encontramos quartos mais adequados a estadias de curta duração e quartos com maiores comodidades, como as suítes, estas últimas tendo sido equipadas com sala e zona de estar, para garantir maior conforto em estadias superiores a uma noite.

Foram também criadas melhores condições de iluminação, tanto a nível geral como na iluminação direta. No caso da iluminação direta optou-se por aplicar fontes de luz em pontos estratégicos dos quartos, como junto às camas e secretárias, de forma a gerar mais comodidades e conforto.

Também as casas de banho apresentavam diferentes dimensões, sendo que anteriormente eram espaços pouco harmoniosos, antiquados e com muitas infiltrações. A fim de modernizar e criar harmonia nestes espaços, optou-se por aplicar o mesmo revestimento tanto no piso como nas paredes. Deste modo, é possível criar a ilusão de um espaço maior e mais amplo.

Por fim, para manter a harmonia e conexão entre os dois blocos do hostel, foi aplicado um novo piso em todos os quartos, casas de banho e corredores, finalizando a renovação do Hostel Grande Rio.

Com estas adaptações, conseguimos criar ambientes mais equilibrados e confortáveis para todos os hóspedes, ajudando a reverter o descontentamento dos mesmos com as condições em que se encontrava o espaço.