O SPACE Architecture & Interior Design :: MFortes

MFortes

Uma casa comercial com história numa das ruas mais emblemáticas do Porto. Desde a sua génese, em 1928, que a MFortes preserva a arte da costura e do bordado, privilegiando um atendimento ao cliente de qualidade a todos os amantes das linhas e agulhas. Sendo representante de grandes marcas do mercado internacional e considerado o mais antigo comercializador de máquinas de costura, a MFortes procurava reorganizar o espaço da loja, de forma a destacar a vasta gama de produtos e facilitar a comunicação com o cliente. Definir bem as linhas (e agulhas) deste projeto foi um passo fundamental para chegar à harmonia visual.

  • Reabilitação de Fachada, Execução de Obra e Design de Mobiliário

Projeto de reabilitação de fachada, obras e design de mobiliário

A fachada da MFortes estava bastante degradada e danificada, perdendo o destaque numa rua comercial com muito movimento e ruído visual. Assim, era fundamental renovar a fachada para que sobressaísse das restantes lojas, mantendo os traços originais que preservam o passado para projetar o futuro. Através da cor, foi possível atribuir maior notoriedade à MFortes nesta rua emblemática, com uma fachada em vermelho vivo que transmite precisamente o que a loja precisava: vida. Desta forma, o destaque visual foi conseguido, tornando a loja mais atrativa e convidativa à entrada dos transeuntes.

Tão importante como o nome da casa comercial são as marcas que representa e vende. Por isso, no interior da loja foi importante repensar os balcões e criar novos pontos de venda para uma exposição de produtos mais atrativa. Optamos então por três estruturas cúbicas em MDF lacado a branco que permitem fundir dois propósitos: a exposição do produto para venda e a apresentação do espólio de máquinas de costura adquiridas pela marca ao longo de décadas.

Foi também fundamental encontrar novas formas de expor e organizar acessórios de costura, como cones e tubos de linhas, fitas métricas, esquadros, tesouras, entre outros, ampliando o espaço e facilitando a circulação e procura por determinados produtos em exposição.

Por fim, no exterior, recuperámos a caixilharia da montra, reorganizamos os produtos em destaque e colocamos caixas de luz e um toldo para fins de publicidade.